quinta-feira, 18 de outubro de 2018

TEORIA DA COR E BALANÇO DE BRANCO


TEORIA DA COR, ESPAÇOS DE COR E 

 TEMPERATURA DE COR



A Teoria da Cor começou a ser formulada por Newton,  depois aperfeiçoada por Young e Helmholtz, e hoje é de fundamental importância para o correto processamento das cores na atividade fotográfica. As aulas estão divididas em quatro partes. Existem dois métodos para obtenção de cores: 1- Método aditivo; 2- Método Subtrativo




1- Método aditivo: significa a obtenção das cores a partir das três cores primárias (Vermelho, Verde e Azul = RGB = Red, Green, Blue); como se projetássemos na parede três feixes dessas luzes coloridas e da mistura delas obtivéssemos o branco.




2- Método subtrativo: significa tirar as cores da luz branca através do uso de filtros coloridos; os filtros que funcionam muito bem para isso são de cores secundárias (Ciano, Magenta e Amarelo  ou Cyan, Magenta and Yellow), o pessoal das Artes Gráficas chama isso de CMYK (cemique), o K é do preto que sempre é necessário para aumentar o contraste de imagens impressas; nem preciso dizer que são as cores básicas das tintas (pigmentos) de qualquer sistema de impressão de imagens coloridas, inclusive no filme e no papel fotográfico.



1) TEORIA DA COR: MÉTODO ADITIVO E MÉTODO SUBTRATIVO.

 https://drive.google.com/file/d/0BwRKMh2WAMEUWjBiRmtoTVhkNU0/view?usp=sharing


2) TEORIA DA COR:TEMPERATURA DE COR (BALANÇO DE BRANCO)

https://drive.google.com/file/d/0BwRKMh2WAMEUUEM0WnVjUDFSUzQ/view?usp=sharing



AULA YOUTUBE DE SIT KONG SANG: LUZ ARTIFICIAL E LUZ NATURAL


AULA YOUTUBE DE SIT KONG SANG: BALANÇO DE BRANCO



3) TEORIA DA COR: OS DIFERENTES ESPAÇOS DE COR

O espaço de cor é um espaço matemático que representa todas as cores visíveis pelos olhos humanos. É importante lembrar que cada tipo de sistema de produção de cor  vai possuir um espaço de cor próprio. RGB e CMYK são apenas uma simplificação das inúmeras variações que podem ser  observadas.




LEITURA RECOMENDADA
O assunto dos espaços de cor pode ser melhor estudado através de uma Dissertação de Mestrado de Alexandre Cruz Leão intitulada "Gerenciamento de Cores para Imagens Digitais". No link abaixo a versão completa.


 http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/JSSS-7XGFG3/dissertacao_alexandre_leao.pdf?sequence=1


Resumo de "Gerenciamento de Cores para Imagens Digitais".


Os estudos realizados, neste trabalho, abordam do princípio de formação da luz até a implementação prática do gerenciamento de cores, passando pela análise conceitual da cor, fontes de luz, temperatura de cor, sistema visual humano, modelos de cores, dispositivos para se medir a cor, geração de perfis (adequação das condições para digitalização), configuração das cores num programa para edição de imagens digitais, limitações teóricas e práticas do uso da cor, dentre outros.

4) TEORIA DA COR: POLARIZAÇÃO DA LUZ E FILTRAGEM POLARIZADA



https://drive.google.com/file/d/0BwRKMh2WAMEUUUxhWU1LZkQ4N2M/view?usp=sharing






AULA YOUTUBE SIT KONG SANG: FILTRO POLARIZADOR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.