sexta-feira, 26 de outubro de 2018

TEMPO DE EXPOSIÇÃO E ABERTURA DE DIAFRAGMA

TEMPO DE EXPOSIÇÃO E ABERTURA DO DIAFRAGMA
A fixação da imagem no fundo da câmera escura foi a grande descoberta histórica da Fotografia. 

Câmera Mamute do início do séc. XX, de George Raymond Lawrence (1868-1938)

Depois que se definiram quais eram os materiais sensíveis, começou o processo de formalização matemática das condições de exposição da luz na câmera. O dois parâmetros (ou variáveis) mais importantes são: 

1) abertura do diafragma que é o tamanho do orifício por onde a luz adentra na câmera, controla diretamente a intensidade da luz sobre o material sensível (filme ou sensor)


2) tempo de exposição que é um sistema cronométrico que controla o tempo que a cortina fica aberta, permitindo que a luz permaneça mais tempo ou menos tempo sobre o material sensível. 


À esquerda: longo tempo de exposição e pequena abertura de diafragma
À direita curto tempo de exposição e grande abertura de diafragma

O importante é que o tempo de exposição compensa a intensidade de luz sobre o sensor, isto é, se a intensidade de luz é muito grande, provendo maior quantidade de energia luminosa ao sensor, ela, a luz, não  precisa ficar muito tempo para atingir a quantidade de energia necessária para o sistema atingir uma situação de ótima performance, ou em outras palavras para que a imagem seja formada adequadamente.

Ou seja, se a intensidade da luz for fraca, a luz deve permanecer um grande tempo de exposição. Se a intensidade da luz for muito forte ela precisa ficar sobre o sensor um pequeno tempo de exposição para que a quantidade final de luz seja equivalente à primeira situação,  citada acima.

Os efeitos estéticos dessas possibilidades são bastante importantes. Observe o que acontece com o tempo de exposição:

1) o Tempo de Exposição tem o poder de congelar a imagem de um objeto em movimento, ou, se for um longo tempo de exposição, a imagem do objeto ficará "varrida", como se um pincel de luz varresse o sensor situado no fundo da câmera.


Longo tempo de exposição, a câmera acompanha o ciclista

Tempo de exposição bem curto, congelamento da imagem

2) a Abertura do Diafragma tem o poder de criar uma Profundidade de Campo maior ou menos. Profundidade de Campo siginifica se a imagem dos objetos situados ao longo do eixo óptico da objetiva estará totalmente ou parcialemente em foco. Quando a Abertura do Diafragma é grande ocorre a diminuição da Profundidade de Campo, colocando em foco apenas a imagem do objeto que está sendo focalizada pela lente. Quando a Abertura do Diafragma for pequenam (orifício menor), praticamente todas as imagens dos objetos à frente do eixo óptico estarão em foco,  e essa focalização refere-se a uma região anterior ao foco promovido pela lente, mais um outro tanto da região localizada atrás do foco promovido pela lente.


Pequena profundidade de campo


Profundidade de Campo: pequena X grande


Pequena profundidade de campo com variaçãode foco da lente
Além dos efeitos é necessário conhecer as escalas de tempo de exposição e abertura de diafragma.

O Tempo de Exposição  é medido em frações de segundo: 

T = 1  1/2  1/4  1/8   1/15  1/30   1/60   1/125   1/250   1/500   1/1000 ...

A Abertura do Diafragma utiliza um número que representa a intensidade da luz no interior da câmera. Esse número é chamado de Número F. O número F é o resultado de uma razão, apresentada abaixo:

F = distância focal (mm) / diâmetro da abertura do diafragma (mm)

Como a distância focal de uma determinada lente é constante, é o diâmetro da abertura do diafragma que determina o numero F.

Quanto maior a abertura do diafragma, menor será o número F.

Além disso os dois membros da fração são medidas feitas na unidade milímetro, portanto o número F é um número puro, resultado de uma função.

Tanto os valores numéricos do tempo de exposição como da abertura de diafragma, são valores padronizados pela indústria fabricante de objetivas para fotografia, cine e vídeo.

F = 2   2.8   4   5.6   8   11   16   22   32

Abertura do diafragma e o Número F


Importante considerar também que as duas escalas possuem relação de dobro ou de metade conforme o sentido que você segue na escala, por exemplo, se T = 1/4 e o próximo degrau é T = 1/8, temos um diminuição do tempo pela metade, ao inverso teríamos o dobro. As incongruências
existentes servem apenas para ajustes das relações da tabela de T, como é o caso  de T=1/60 e a metade ser T=1/125 (isso só serve pra facilitar as contas à frente na tabela como em T = 1/250 etc).

No caso do Número F, por exemplo, temos que a intensidade da luz que entra pelo diafragma em F = 4 é o dobro que a intensidade da luz que entra por uma abertura de diafragma de F = 5.6. Ao inverso teríamos a metade.

É por isso que as duas tabelas são equivalentes, ou seja, há RECIPROCIDADE nessas escalas, e podem ser utilizadas de forma que cada degrau que se mude em uma escala, também seja equivalente a um degrau na outra escala. 

Portanto se pularmos o diafragma de um degrau para outro com o dobro da intensidade de luz), isso equivale a diminuir o tempo de exposição pela metade (cada degrau é chamado de STOP, pois o anel da objetiva dá uma paradinha em cada degrau).

Escalas de Tempo de Exposição e Abertura de Diafragma

Abaixo você encontra os slides apresentados em aula, que tratam dos controles de abertura do diafragma e do tempo de exposição.

https://drive.google.com/file/d/0BwRKMh2WAMEULVNFeEZkeUZxV0k/view?usp=sharing



SUGESTÕES DE VÍDEO-AULAS

PROFUNDIDADE DE CAMPO COM SIT KONG SANG

Aqui você pode assistir uma aula sobre o conceito de PROFUNDIDADE DE CAMPO, recomendo!




DISTÂNCIA HIPERFOCAL COM SIT KONG SANG

Aqui você pode assistir uma aula sobre o conceito de DISTÂNCIA HIPERFOCAL, também recomendo!




BONS ESTUDOS !

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