sexta-feira, 12 de outubro de 2018

TAMANHO PARA IMPRESSÃO

FOTOGRAFIA DIGITAL E O 
TAMANHO PARA IMPRESSÃO


Quando fazemos fotografias digitais quase nunca se sabe afinal qual é o tamanho da fotografia e qual o máximo tamanho para imprimi-la.

Para resolver isso há um procedimento utilizando-se o programa GIMP 2.8.








O Gimp 2.8 tem a possibilidade de organizar o desktop em uma janela única, é melhor para quem está acostumado com o Windows.


O programa é gratuito. Baixe e instale. Ele é meio demorado. Não seja impaciente.



Ao abrir localize na barra de  ferramentas o item JANELAS e dentro escolha o MODO DE JANELA ÚNICA, maximize o quadro e pronto está configurado como um Photoshop da vida.



Para abrir a fotografia digital que você já carregou no seu computador, vai em ARQUIVO e escolha ABRIR.



Selecione sua fotografia digital no quadro de seleção que se abriu.



A primeira coisa a fazer é descobrir qual é o tamanho de sua fotografia em centímetros. Para fazer isso vá em IMAGEM e escolha TAMANHO PARA IMPRESSÃO;

vai abrir uma janelinha de configurações e você verá na parte superior o tamanho da largura e da altura, geralmente em milímetros, você pode transformar em centímetros na aba lateral.


O mais importante é que, nas informações RESOLUÇÃO na parte de baixo da janela, aparecem normalmente 72 pixels/in (é o número de pixels por polegada). A maioria das impressoras de mini lab ou de tinta, funcionam com 300 dpi (dots = pontos; por inch - que é polegada). Então a primeira tarefa aqui é apagar 72 pixels/i e inserir o valor de 300. Ao mudar uma das janelinhas a outra mudará automaticamente se a correntinha do lado direito estiver grudada. Dê um OK e vamos em frente.






Agora teremos que colocar a fotografia na mesma proporção da fotografia que será impressa. Celulares podem fotografar nas proporções 16:9; 3:2 ou 4:3. Nem sempre as fotos impressas têm essas proporções. Veja abaixo uma lista de tamanhos de papeis fotográficos usados em minilabs. As medidas da segunda coluna são sugestões de tamanhos para evitar cortes na  ampliação. 








Vamos utilizar a medida de 21X15 (centímetros). Utilizaremos a ferramenta RECORTAR que é representada por um estilete na coleção de ferramentas que está

no lado esquerdo da tela. Na caixa de diálogo que aparecerá embaixo temos que escolher PROPORÇÃO, clicar em FIXA e na caixa de números logo abaixo colocarmos 21:15 (VINTE E UM DOIS PONTOS QUINZE). 


Levamos o cursor sobre a foto e arrastamos, com o botão esquerdo do mouse clicado, até cobrirmos toda a foto. A foto do exemplo estava na proporção 16x9; 

mas a ampliação 21x15 está numa proporção de um retângulo menos comprido. O resultado do procedimento será o recorte da fotografia na nova proporção. Clique
dentro da área mais clara e Gimp recortará a imagem, jogando fora a área escurecida.




Apesar da proporção já estar correta a fotografia não está no tamanho correto de 21 centímetros de largura por 15 centímetros de altura. Falta redimensionarmos o tamanho (em pixels) para a fotografia ficar compatível com uma ampliação 21X15. Para fazer isso vamos na barra de ferramentas escolher IMAGEM e depois REDIMENSIONAR IMAGEM. A caixa de diálogo vai aparecer e nos números superiores
deve ser escolhido CENTÍMETROS, escrever 21 para a largura e automaticamente aparecerá 15 na caixa de baixo. A resolução deve ser mantida em 300 pixel / i.


Salve essa fotografia com outro nome, pode ser NomeDaFotografia21X15. Vá em ARQUIVO, escolha EXPORTAR COMO... Vai abrir uma caixa de diálogo grande, no alto ponha o nome do arquivo, com a extenção, pode ser qualquer uma, mas neste caso escolhemos  *.JPG. Se você não colocar a extensão do arquivo, o programa não entenderá mais nada e vai bugar.



Na caixa escolha EXPORTAR. Vai abrir outra caixa de diálogo na qual você deve escolher a qualidade do JPG, 100 é a menor compressão do JPG. Para concluir mais uma configuração do JPG importante, vá em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS procure por SUB-AMOSTRAGEM e escolha 4:4:4 (melhor qualidade). Vá em EXPORTAR e finalmente salve sua fotografia pronta para ser impressa em um minilab. É só levar um pendrive com o arquivo e pedir ampliação em minilab no tamanho 21 por 15.



Abaixo é possível acompanhar passo a passo o tutorial em vídeo.




BONS ESTUDOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.