TEMPO DE EXPOSIÇÃO E ABERTURA DO DIAFRAGMA
A fixação da imagem no fundo da câmera escura foi a grande descoberta histórica da Fotografia.
Câmera Mamute do início do séc. XX, de George Raymond Lawrence (1868-1938) |
Depois que se definiram quais eram os materiais sensíveis, começou o processo de formalização matemática das condições de exposição da luz na câmera. O dois parâmetros (ou variáveis) mais importantes são:
1) abertura do diafragma que é o tamanho do orifício por onde a luz adentra na câmera, controla diretamente a intensidade da luz sobre o material sensível (filme ou sensor)
2) tempo de exposição que é um sistema cronométrico que controla o tempo que a cortina fica aberta, permitindo que a luz permaneça mais tempo ou menos tempo sobre o material sensível.
À esquerda: longo tempo de exposição e pequena abertura de diafragma À direita curto tempo de exposição e grande abertura de diafragma |
O importante é que o tempo de exposição compensa a intensidade de luz sobre o sensor, isto é, se a intensidade de luz é muito grande, provendo maior quantidade de energia luminosa ao sensor, ela, a luz, não precisa ficar muito tempo para atingir a quantidade de energia necessária para o sistema atingir uma situação de ótima performance, ou em outras palavras para que a imagem seja formada adequadamente.
Ou seja, se a intensidade da luz for fraca, a luz deve permanecer um grande tempo de exposição. Se a intensidade da luz for muito forte ela precisa ficar sobre o sensor um pequeno tempo de exposição para que a quantidade final de luz seja equivalente à primeira situação, citada acima.
Os efeitos estéticos dessas possibilidades são bastante importantes. Observe o que acontece com o tempo de exposição:
1) o Tempo de Exposição tem o poder de congelar a imagem de um objeto em movimento, ou, se for um longo tempo de exposição, a imagem do objeto ficará "varrida", como se um pincel de luz varresse o sensor situado no fundo da câmera.
Longo tempo de exposição, a câmera acompanha o ciclista |
Tempo de exposição bem curto, congelamento da imagem |
2) a Abertura do Diafragma tem o poder de criar uma Profundidade de Campo maior ou menos. Profundidade de Campo siginifica se a imagem dos objetos situados ao longo do eixo óptico da objetiva estará totalmente ou parcialemente em foco. Quando a Abertura do Diafragma é grande ocorre a diminuição da Profundidade de Campo, colocando em foco apenas a imagem do objeto que está sendo focalizada pela lente. Quando a Abertura do Diafragma for pequenam (orifício menor), praticamente todas as imagens dos objetos à frente do eixo óptico estarão em foco, e essa focalização refere-se a uma região anterior ao foco promovido pela lente, mais um outro tanto da região localizada atrás do foco promovido pela lente.
Pequena profundidade de campo |
Profundidade de Campo: pequena X grande |
Pequena profundidade de campo com variaçãode foco da lente |
Além dos efeitos é necessário conhecer as escalas de tempo de exposição e abertura de diafragma.
O Tempo de Exposição é medido em frações de segundo:
T = 1 1/2 1/4 1/8 1/15 1/30 1/60 1/125 1/250 1/500 1/1000 ...
A Abertura do Diafragma utiliza um número que representa a intensidade da luz no interior da câmera. Esse número é chamado de Número F. O número F é o resultado de uma razão, apresentada abaixo:
F = distância focal (mm) / diâmetro da abertura do diafragma (mm)
Como a distância focal de uma determinada lente é constante, é o diâmetro da abertura do diafragma que determina o numero F.
Quanto maior a abertura do diafragma, menor será o número F.
Além disso os dois membros da fração são medidas feitas na unidade milímetro, portanto o número F é um número puro, resultado de uma função.
Tanto os valores numéricos do tempo de exposição como da abertura de diafragma, são valores padronizados pela indústria fabricante de objetivas para fotografia, cine e vídeo.
F = 2 2.8 4 5.6 8 11 16 22 32
Abertura do diafragma e o Número F |
Importante considerar também que as duas escalas possuem relação de dobro ou de metade conforme o sentido que você segue na escala, por exemplo, se T = 1/4 e o próximo degrau é T = 1/8, temos um diminuição do tempo pela metade, ao inverso teríamos o dobro. As incongruências
existentes servem apenas para ajustes das relações da tabela de T, como é o caso de T=1/60 e a metade ser T=1/125 (isso só serve pra facilitar as contas à frente na tabela como em T = 1/250 etc).
No caso do Número F, por exemplo, temos que a intensidade da luz que entra pelo diafragma em F = 4 é o dobro que a intensidade da luz que entra por uma abertura de diafragma de F = 5.6. Ao inverso teríamos a metade.
É por isso que as duas tabelas são equivalentes, ou seja, há RECIPROCIDADE nessas escalas, e podem ser utilizadas de forma que cada degrau que se mude em uma escala, também seja equivalente a um degrau na outra escala.
Portanto se pularmos o diafragma de um degrau para outro com o dobro da intensidade de luz), isso equivale a diminuir o tempo de exposição pela metade (cada degrau é chamado de STOP, pois o anel da objetiva dá uma paradinha em cada degrau).
Escalas de Tempo de Exposição e Abertura de Diafragma |
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BONS ESTUDOS !
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