sexta-feira, 17 de março de 2017

FOTOGRAFIA, SEMIÓTICA E UMWELT

FOTOGRAFIA, SEMIÓTICA E UMWELT


SEMIÓTICA

A Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce (1839-1914) pode ser utilizada para se fazer a análise semiótica de imagens fotográficas.


Uma fotografia é um signo, ou como diz o Peirce: algo que está no lugar de outra coisa e o representa.
O interessante é que uma fotografia, diferentemente de um desenho, é o resultado direto da ação da luz sobre um sensor fotográfico, de modo que isso torna a fotografia um tipo especial de signo, resultado da ação de uma "força física".
Interessa-me a relação que a fotografia estabelece com a Realidade, e nesse caso é uma relação direta com a luz. Dessa forma, a fotografia pode ser classificada como um ÍNDICE, que é um tipo de signo que indica (!) uma coisa existente na natureza, ou algo que existiu algum dia.
Os signos fazem uma ponte entre a Realidade e a Mente que interpreta e procura compreender a Realidade.

UMWELT

O conceito de UMWELT vem de um biólogo chamado Jacob von Uexküll (1864-1944), e ele afirma que todos os animais tem os seus Umwelten (o plural em alemão é com "en"). 

Jacob von Uexküll

Umwelt é como uma bolha de sabão em volta de um animal. Na parede dessa bolha de sabão estão todos os signos que os animais "vêm" quando observam o ambiente. 
O assunto é que os seres humanos também tem Umwelt e os signos presentes estão diretamente relacionados com as coisas que vemos, cheiramos, sentimos e manipulamos.
O Umwelt humano contém signos que se referem ao mundo que nos rodeia e ele pode incorporar mais signos novos; Umwelt em Alemão significa "Ambiente".





Ora, a fotografia é um signo que permite compartilharmos nossa memória visual com os nossos semelhantes. Um signo que pertence ao Umwelt da nossa espécie.
Esses conceitos são importantes para entendermos a função da imagem fotográfica no mundo em que vivemos, e também qual é sua importância para o ser humano, enquanto ser vivo.

https://drive.google.com/file/d/0BwRKMh2WAMEUZ2JBblRKRzFEdk0/view?usp=sharing


domingo, 5 de março de 2017

TEORIA DA FOTOGRAFIA 1 VEROSSIMILHANÇA / ÍNDICE

DA VEROSSIMILHANÇA AO ÍNDICE

A Semiótica trata da produção de significado em qualquer tipo de signo. Aqui o interesse é pelo signo fotográfico. Para a Semiótica, todo signo tem três pontas como em um triângulo: uma que se liga ao Objeto que o signo representa, outra que se relaciona ao próprio signo como suporte do significado (o Representâmen) e por fim uma terceira ponta que se relaciona ao significado que é capaz de produzir em uma mente ( o Interpretante), para onde a informação flui. O nosso Representâmen é o próprio suporte fotográfico. 








O texto a ser lido é o primeiro capítulo do livro O ATO FOTOGRÁFICO de Philippe Dubois.

O subtítulo deste capítulo é "Pequena retrospectiva histórica sobre a questão do realismo na fotografia". Neste texto você encontra uma boa discussão a respeito do que os teóricos pensam a respeito da relação entre a fotografia e a realidade. No texto são apresentadas 3 "fases" ou "tipos" de posições teóricas sobre o assunto: 

1) fotografia como espelho da realidade
2) fotografia como transformação da realidade
3) fotografia como traço da realidade

É uma boa introdução a respeito de Semiótica e Fotografia. São mais de 30 páginas, não deixe pra ler na hora da prova, OK.



 https://drive.google.com/file/d/0BwRKMh2WAMEUZW5GYW16SDUzTkk/view?usp=sharing